SEGUNDO  CURSO INTERNACIONAL DE NEUROENDOCRINOLOGÍA SAEM/SLANE - ABRIL 2013 -
Segundo Curso Internacional de Neuroendocrinología
Sociedad Latinoamericana de Neuroendocrinología (SLANE) y Departamento de Neuroendocrinología de la Sociedad Argentina de Endocrinología y Metabolismo (SAEM)
 
Buenos Aires, 12-13 de abril, 2013
Coordinadores: Dra. Susana Mallea Gil (SAEM)
                          Dr. Oscar D. Bruno (SLANE)
 
 
Este é o segundo curso da América Latina para os residentes de Endocrinologia realizadas pela SLANE, neste caso em conjunto com a SAEM. Será uma revisão de várias questões sobre a patologia neuroendócrina, com ênfase nos aspectos moleculares e clínicos.
 
O curso é direcionado principalmente para estagiários / residentes endocrinologia, mas também está aberto a qualquer médico que deseje se inscrever, dentro dos limites de capacidade das instalações.
 
Consistem em dois blocos:
O primeiro consiste em 10 aulas de 30 minutos cada e quatro conferências plenárias de 1 hora de duração, ministrados por especialistas nacionais e estrangeiros.
 
 
O segundo bloco será composto de cinco sessões de casos clínicos de uma hora cada, em cada sessão; os alunos irão apresentar dois a três casos clínicos separados a um painel de três professores, que, junto com o público, discutirão os possíveis diagnósticos e abordagens terapêuticas.
 
Os casos clínicos foram previamente selecionados por uma comissão e de acordo com a seguinte distribuição preferencial de tópicos:
 
 
 
País, Processos, Tópico
Argentina 4 NEM1 - Acromegalia
Brasil 3 T. neuroendócrino gastro-entero-pancreáticos
México 3 Síndrome de Cushing ACTH - dependente
Chile 1 Hipotálamo-hipófise doença sem tumor
Uruguay 1 Adenomas clínicamente não funcionantes
Colombia 1 Hipopituitarismo - déficit de GDH
Venezuela 1 Acromegalia
Perú 1 Prolactinoma
O Comitê Organizador Local (Slane / SAEM) premiará os vencedores de cada país com uma bolsa de estudos, de acordo com a distribuição proposta na tabela acima. Independentemente da distribuição, se algum participante tenha um caso de grande interesse num tema diferente desses propostos, poderá submetê-lo à consideração da Comissão. Embora os estudantes de cada país competirão apenas com os de seus próprios países no tópico específico, pode-se eventualmente selecionar casos de temas diferentes dos propostos para cada país, se for de interesse particular, ou se houver um número menor de casos do que o previsto por qualquer um dos os países da SLANE.
 
O que é a bolsa de estudos?
A bolsa de estudos inclui passagem aérea ou transporte terrestre, hospedagem, alimentação e inscrição no curso. Os médicos estagiários que desejam assistir o Curso e cujos casos não foram selecionados ou não estejam competindo, serão isentos do pagamento de taxa de inscrição mediante carta atualizada de sua instituição atestando sua condição de estudante de pós-graduação.
 
Prazo para inscrições
As propostas devem ser enviadas por e-mail até 31 de dezembro de 2012, com cópias para o seguinte endereço:
bodomingo@intramed.net 
smalleagil@gmail.com
 
Os vencedores serão notificados até 31 de janeiro de 2013.
 
Requisitos para inscrições:
Os relatos de caso devem ser preparados como apresentações em PowerPoint 2003 de acordo com os seguintes requisitos:
 
1.    Entre 8 e 10 slides
2.    Enquanto a apresentação será em Espanhol ou Português, os slides serão feitos em Inglês, porque muitos de nossos professores não falam português ou espanhol.
3.    Slide inicial deve incluir o tópico (acromegalia Cushing, etc), nome completo, e-mail e filiação do apresentador
4.    Dois a quatro slides para descrição do caso clínico, fonte de 24 pontos-mínimo
5.    De um a dois slides com tabelas e gráficos contendo informações e laboratório de desenvolvimento
6.    Duas ou três lâminas com imagens de ressonância magnética, tomografia computadorizada, USG, cintilografia, fotomicrografias
7.    O slide final deve conter a declaração do problema a ser discutido na sessão.